Muitas pessoas têm boa vontade de sobra para servirem à frente do seu grupo, equipe de serviço, pastoral ou movimento em que estão engajadas, mas ignoram princípios de liderança que precisam ser seguidos por quem conduz outros seres humanos e ainda é responsável por garantir que as coisas sejam feitas.
Em outras situações, a capacidade de gestão parece ser mais do que suficiente para que a obra aconteça, mas falta espiritualidade e o conhecimento das coisas de Deus àquele que lidera. Ou seja, o exterior parece perfeito, mas o interior é vazio.
Daí vem duas perguntas:
– Como se comporta um dirigente católico que apresenta, simultaneamente, preparo técnico e intimidade com o Senhor?
– Como agir, se estamos distantes do modelo de líder que precisamos – e podemos ser?
O profeta Oséias já lembrava há 2700 anos: “O povo perece por falta de conhecimento” (Os 4,6). Por isso, nós da Líder Católico – Escola de Formação de Liderança Pastoral criamos esse blog para discutir questões que envolvem o dia a dia de quem exerce liderança dentro da realidade católica.
Espero que você possa acompanhar nossas publicações periodicamente, recomendar os textos para seus amigos, reproduzir alguns deles para discussão na comunidade, comentar nossas postagens e enviar sugestões de novos temas a serem abordados.
Seja bem-vindo!